Não há nada melhor que um ar condicionado para o conforto em dias quentes e abafados, não é mesmo? Mas como saber qual é o melhor modelo?

Como sabemos, atualmente temos a disposição diferentes tipos de equipamentos que, por mais que o princípio de funcionamento é bem similar, todos eles possuem as suas características em termos de capacidade produtiva, tamanho, assim como a forma de instalação.

Mas quais são os tipos de ar condicionado?

Em modo geral, dentre os modelos disponíveis no mercado, podemos dar o devido destaque a pelo menos cinco:

Ar Condicionado Janela

Conhecidos também como ares condicionados de parede, esses equipamentos possuem variações cuja as suas capacidades produtivas podem ser de baixa à alta potência, 7000 BTUs à 30000 BTUs.

Além da flexibilidade de potência, geralmente, esses modelos apresentam um dimensionamento significantemente compacto. Isso ocorre pelo fato dos componentes como o compressor, condensador e evaporadora, são acoplados no mesmo gabinete. Consequentemente, a instalação ocorre de forma simples e fácil.

Ar Condicionado Split

Esse dispositivo possui a denominação Split justamente por conta de ser dividido em dois módulos onde um é posicionado na parte externa (condensadora) do ambiente enquanto o outro permanece internamente (evaporadora). Com isso, os ruídos gerados durante o funcionamento da condensadora, não incidem na parte interna do ambiente.

Ar Condicionado Window Split

A certo modo, esse tipo pode ser dito que é uma mistura do ar condicionado de janela com o modelo tradicional Split. Porém, esse equipamento possui a parte externa (condensadora) menor, um fato que amplifica a sua praticidade.

Ar Condicionado Hi-Wall Split

Sendo uma outra variante do modelo Split, cujo o qual permite a instalação na parede, logo, são associados e denominados também como Split de parede. Por conta disso, esses são amplamente empregados tanto em estabelecimentos comerciais quanto em residências.

Ar Condicionado Portátil

Como o próprio nome sugere, esse equipamento é altamente compacto, sendo recomendável para ambientes e cômodos pequenos. Além disso, são móveis, ou seja, não há a necessidade de fixá-lo ou acoplá-lo em uma estrutura permanentemente.

Ar Condicionado Split Cassete

Devido ao seu modo de funcionamento e sua estrutura, esse equipamento é acoplado no forro ou no teto do ambiente. Basicamente, o Split Cassete possui quatro saídas de ar, conseguindo criar uma cortina de ar sobre toda a área do qual o mesmo fora instalado. Em modo geral, possui a capacidade de abastecer locais como bancos e escritórios.

Contudo, antes de eleger o ar condicionado ideal para as suas necessidades, é necessário conhecer o dimensionamento do ambiente a ser refrigerando em conjunto ao potencial do modelo.

O texto acima "Tipos de Ar Condicionado" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.