Existem os mais variados modelos de aquecedores que estão à venda hoje no mercado e todos possuem suas próprias características o que influenciam na sua capacidade. Se por um acaso você não entende a diferença entre esses modelos esse texto irá lhe ajudar.

As características dos aquecedores variam muito de um modelo para o outro, existem modelos que são indicados para ambientes grandes e ambientes pequenos. Alguns possuem um alto desempenho e por isso possuem amplos espaços. Para entender você precisa saber as diferenças e para qual local é indicado cada tipo de aquecedor.

Aquecedor Incandescente

Este modelo podemos dizer que é o mais comum entre todos, devido seu custo e a portabilidade, ele trabalha com uma resistência que aquece e transmite o calor para o ambiente. Aquece de forma mais rápida que os outros aquecedores, mas o seu calor não é uniforme o que significa que quando mais próximo do aquecedor mais quente.

Este modelo possui diversos tamanhos, mas os principais são:

  • Elétrico – A sua resistência fica visível por uma grade metálica, mas não pode ficar próximo em locais úmidos como banheiro nem próximo a nada.
  • Termoventilador – Este modelo também é elétrico, mas trabalha do mesmo jeito que um ventilador, com uma resistência acoplada à hélice o que faz o calor se dissipar melhor e de forma mais eficiente e ainda pode regular a potencia.

Aquecedor Cerâmico

Este tipo de aquecedor também trabalha com resistência para aquecimento, mas a diferença aqui é que este modelo à cerâmica envolta o calor e depois o dissipa de forma melhor com uma ventoinha, portanto este modelo emite mais ruídos parecidos com de ar condicionado, mas a sua vantagem é que aquece bem mais rápido. Eles não são portáteis e não ressecam e ainda por cima são mais econômicos.

Aquecedor a Gás

O aquecedor a gás serve para ambientes grandes e abertos, como por exemplo, uma lanchonete, pois eles são pesados e muito mais caros do que os citados anteriormente. Por esse modelo funcionar a gás de cozinha ele não é indicado para trabalhar em ambientes fechados como no seu quarto por exemplo.

Aquecedor a óleo

O aquecedor a óleo é um pouco mais caro do que os elétricos, porém são muito mais eficientes e econômicos, o seu funcionamento se dá através da resistência que aquece o óleo no interior e realiza a troca de calor com o local. Por isso este modelo demora um pouco mais para começar a aquecer o ambiente, porém não ressaca o ar e é muito mais eficiente.

Climatizador de ar

Este aparelho trabalha tanto aquecendo como refrigerando trabalhando de forma parecida com ar condicionado, seu valor é mais elevado do que um aquecedor comum, mas conta com a vantagem de ser mais eficiente e também é portátil sendo uma ótima escolha tanto para tempos frios como quentes.

O texto acima "Tipos de Aquecedores" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.