Tanques para Aeronaves Homologadas

A Segunda Grande Guerra foi um importante marco para o desenvolvimento da indústria aeronáutica. Durante o período em que estendeu esse conflito, foram pesquisados e elaborados diferentes modelos aeronáuticos.

Após o seu término, muitas máquinas e veículos foram tidos como inativos, da mesma forma que foram sendo inseridos no segmento da aviação civil. Com isso, a Organização de Aviação Civil Internacional, a ICAO, iniciou um projeto com recomendações na construção de aeronaves, aeroportos e capacitação técnica de funcionários do setor.

Por mais que essas informações não fossem obrigatórias, muitas instituições usufruíram dessas para formar as suas normas com o destino de regulamentar as atividades aeronáuticas em seus respectivos territórios.

O objetivo era motivar que as nações criassem e compartilhassem as informações que pudessem complementar os seus requerimentos justamente pelo fato dos veículos desse segmento poderem adentrarem em diferentes territórios.

Atualmente, no Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, é responsável pela padronização e controle visando manter a segurança. As suas recomendações concederam a liberdade para várias empresas ou profissionais independentes pudessem atuar no segmento ou criar os seus projetos homologados.

O que é um projeto homologado?

Trata-se de um empreendimento que esteja em conformidade com as normas regulamentadoras indicadas pela autoridade local. No nosso caso a ANAC.

Como um exemplo, podemos destacar os tanques para aeronaves homologadas.

Em modo geral, os tanques para aeronaves homologadas são indispensáveis para o funcionamento, assim como as válvulas, bombas, indicadores e sistemas de filtragem.

Como cada modelo possui suas especialidades, a instalação dos tanques para aeronaves homologadas pode ser realizada em diferentes partes estruturais. Inclusive, alguns modelos apresentam os tanques acoplados em suas asas.

Em casos de motores com elevado potencial de funcionamento, são empregados os tanques para aeronaves homologadas que utilizam da pressão positiva para realizar a transferência de combustível. Isso requer um tanque com uma estrutura diferenciada.

O texto acima "Tanques para Aeronaves Homologadas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.