Radiadores para Aeronaves Embraer

Assim como em outros motores a combustão, o funcionamento do sistema de propulsão de uma aeronave depende dos sistemas de lubrificação e refrigeração. Isso é independente do modelo e da potência.

Por que a lubrificação é indispensável?

A importância do sistema de lubrificação é observada no fato da mesma preservar as características estruturais dos componentes internos. Isso ocorre justamente por conta desse sistema evitar o atrito e eliminar os riscos de deterioração.

O óleo lubrificante contribui para diminuir, senão impossibilitar, as chances de ocorrer a oxidação. Além disso, essa substância também possui a capacidade de absorver a energia térmica resultante no funcionamento dos componentes.

A qualidade do óleo é medida baseando-se em, pelo menos, três critérios:

Viscosidade

Essa propriedade está relacionada diretamente com a densidade da substância ou uma determinada resistência contra a vazão.

A densidade do óleo pode ser influenciada pela temperatura e pressão tanto do sistema quando do ambiente. Por conta disso, muitos dos radiadores para aeronaves Embraer, são pressurizados, assim como os óleos recebem um tratamento especial com determinados aditivos.

Ponto de fulgor

Consiste na temperatura em que o óleo corre o risco de entrar em combustão quando estiver em contanto com uma chama produzida pelo sistema. Sabendo disso, um fluído com elevado ponto de fulgor é considerado de boa qualidade.

Ponto de congelamento

Trata-se da temperatura em que o fluído apresenta dificuldades para manter-se em um fluxo adequado à lubrificação das peças. Consequentemente, para operações em elevadas altitudes, é recomendável a utilização de um óleo com baixo ponto de congelamento.

A água promove a eficiência

Muitas aeronaves utilizam de fluídos como a água para aumentar a capacidade de refrigeração. Essa técnica permite melhorar a transferência de calor, proporcionando um controle de temperatura ideal.

Em radiadores para aeronaves Embraer que fazem o uso de água ou etileno glicol, são adotados os termostatos com o objetivo de evitar o resfriamento em excesso.

Em conjunto aos fluídos lubrificantes, os radiadores para aeronaves Embraer, são indispensáveis para manter a integridade das aeronaves.

O texto acima "Radiadores para Aeronaves Embraer" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.