Radiador para Motor Rotax 582

Atualmente, os entusiastas usufruem da liberdade em customizar e elaborar projetos de aeronaves que condiz às suas necessidades. Muitos dos modelos desenvolvidos nas últimas décadas, além de serem destinados ao transporte privado, foram concebidos exclusivamente para o lazer e diversão.

Essa situação ocorre também com os equipamentos aeronáuticos como no caso dos motores Rotax 582. Os mesmos consistem no meio de propulsão presente em aeronaves da categoria experimental.

O que é um modelo experimental?

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, as aeronaves dessa categoria são desenvolvidas de forma particular e devem estar em conformidade com as normas de segurança. Em outras palavras, o entusiasta deve ser responsável com, pelo menos, 51% da fabricação do modelo. Já a certificação da aeronave, a mesma deve ser avaliada por um engenheiro aeronáutico.

Um dos meios para garantir a segurança é o emprego de um radiador para motor Rotax 582. Com esse equipamento o motor é devidamente arrefecido eliminando a possibilidade de ocorrer panes ocasionadas pelo sobreaquecimento.

Como funciona o radiador para motor Rotax 582?

O radiador para motor Rotax 582 funciona em conjunto ao sistema de lubrificação, basicamente, a sua função é refrigerar o óleo lubrificante presente no motor. Mas, para isso, o radiador utiliza um sistema que executa a passagem de água em sua estrutura visando dissipar o calor acumulado.

A presença de um termostato em aeronaves que aplicam esse método de refrigeração, é comum pois evitam que a temperatura caia ao ponto de trazer riscos para o desempenho do motor.

O texto acima "Radiador para Motor Rotax 582" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.