Fábrica de Radiadores Aeronáuticos a Óleo

O funcionamento de uma aeronave, assim como em outros veículos mecânicos, deve-se pelo desempenho dos motores. Com isso, são instalados diferentes sistemas e equipamentos justamente para garantir a performance tanto do motor quanto da própria aeronave.

Representado um dos mais importantes sistemas, temos o de arrefecimento.

Qual é a sua função?

Esse sistema controla a temperatura gerada durante o funcionamento, eliminando a possibilidade de ocorrer avarias decorrentes do sobreaquecimento.

Como funciona?

Basicamente, o óleo presente nesse sistema entra em contato com os componentes de forma que absorve o calor. Após esse processo, esse elemento é encaminhado para o radiador o que realiza o arrefecimento do óleo.

O óleo lubrificante, além de permitir o resfriamento das peças, cria um revestimento protetor sobre as mesmas. Em outras palavras, essa substância erradica o atrito e a oxidação, assim como o desgaste proveniente dessas condições.

Outro item importante é a qualidade do óleo. Isso é medido por meio de propriedades como:

Viscosidade do óleo

É a resistência que o óleo possui ao escoamento. Essa propriedade é influenciada com a temperatura. Exposto ao calor, a densidade é reduzida. Logo, submetido às baixas temperaturas, a densidade aumenta.

Fluidez

Como o próprio nome sugere, consiste na capacidade ou a facilidade em que o fluído consegue circular pelo sistema. Isso está relacionado com o nível de densidade, logo, não é possível alterar a fluidez sem alterar a viscosidade.

O conjunto dessas propriedades devem estar em conformidade com os equipamentos presentes na aeronave. Somente dessa forma que é possível garantir o desempenho do radiador.

O texto acima "Fábrica de Radiadores Aeronáuticos a Óleo" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.