O compressor de ar estático possui uma fonte de energia que facilita o seu deslocamento.

Sabemos que o ar comprimido demanda energia, e quando se comprime o ar consideramos uma forma de se armazenar energia, futuramente podemos pensar que a compressão de ar será um dos candidatos a substituição do combustível pois é muito barato e quase não emite gases poluentes.

O compressor de ar estático é pouco poluente, muito mais eficiente e quase não faz barulho, motores monofásicos exercem muito bem a sua função, mas os motores trifásicos em boas condições diminuem o tempo, porém não impede de um painel elétrico de controle para emergências como, por exemplo: queda de fase, sub ou sobre tensão e até mesmo o superaquecimento.

O compressor estático geralmente precisa de alguém operando de tal forma a não precisar transmitir os solavancos de partida. A acessibilidade deve ser suficiente, tanto para sua manutenção que são as trocas de óleo e filtro como a manutenção preventiva.

Em sua lubrificação o compressor estático tem um motor que é lubrificado permanentemente, e o seu sistema de compressão de ar consiste de mecanismos rotativos que estes sim precisam de lubrificação, seja como redutor de atrito ou como elemento de vedação. Deste modo o compressor estático precisa de uma troca de óleo periódica.

Além desta filtragem o compressor tem um controle em seu sistema que se compõe de pressostato ou até mesmo um controlador e de um comando de segurança, e evitando ultrapassar limites em sua segurança. O seu tanque de armazenamento tem capacidade adequada para a aplicação, e atentando-se a inspeção periódica citada anteriormente, o que evita falhas em sua estrutura ou até mesmo desgaste do produto.

O compressor de ar estático possui diversas vantagens pois consegue trabalhar de forma otimizada, diminuindo o tempo e auxiliando no processo de produção como também na pouca emissão de poluentes que o mesmo produz, diferente dos outros modelos. A principal vantagem vem em sua eficiência principalmente em motores trifásicos que aumentam ainda mais o desempenho.

O aproveitamento do ar que este tipo de compressor possui é muito bom então na hora de escolher analise os pontos e veja qual modelo de compressor de ar estático se encaixa mais na sua necessidade, verifique sempre os pontos positivos e negativos de cada um e não se esqueça de realizar as manutenções para que seu produto tenha uma vida útil maior.

O texto acima "Compressor de Ar Estático" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.