O compressor de ar elétrico é um equipamento essencial para o bom funcionamento condicionadores de ar e até mesmo em geladeiras que são mais utilizadas em industrias.

Os compressores são utilizados a anos em industrias, este equipamento comprimi e fornece energia, sendo utilizado para tarefas que exijam compressão de ar trazendo mais potência ao motor.

Existem diversos tipos de compressores e cada um deles trabalham de uma forma, com uma fonte de alimentação e até mesmo em sua lubrificação.

Os três principais modelos de compressores de ar elétrico são:

  • Compressor de ar elétrico alternativo: Trabalha com um pistão que comprime o ar mantendo o armazenamento, em sua base de compressão o compressor possui um ou dois estágios, quando se tem apenas um o pistão faz a compressão, em sua fase dupla os dois pistões exercem essa função.
  • Compressor de ar elétrico rotativo: Neste modelo há dois parafusos helicoidais rotativos substituem dois pistões. Os parafusos giram um contra o outro e o ar que é comprimido e empurrado para dentro de seu tanque o que faz o motor funcionar. O modelo de ar que centrifuga, também chamado de dinâmico, é apropriado quando o ar comprimido é alta, este modelo necessita de mais energia.
  • O terceiro compressor possui um mecanismo de compressão e fonte de energia. O mecanismo de compressão pode ser um pistão ou até mesmo palhetas, porém a potencia vem de seu motor elétrico ou até mesmo outras fontes. A compressão ajuda na compactação do ar por meio de fonte de energia.

A principal função do compressor é compactar o ar para ser utilizado quando necessário. Devido a quantidade de ar captado pelo compressor é levado ao tanque e a pressão é gerada automaticamente. Simplesmente falando o ar é embalado o que diminui o seu “volume” com ajuda do compressor, aumentando a capacidade do motor.

Você deve atentar-se às recomendações básicas sempre, verificando o nível do óleo e o filtro de ar, observando o painel e se o mesmo se encontra em perfeito estado, observando a pressão do óleo no motor e a sua temperatura. Não se esqueça de antes de desligar o compressor diminuir o alivio do mesmo e observe que mesmo em sua partida como em sua parada as válvulas devem estar fechadas evitando maiores problemas.

Procure sempre se informar a qual tipo de compressor se encaixa melhor em sua necessidade se é adequada para qual tipo de função você quer exercer com seu compressor.

O texto acima "Compressor de Ar Elétrico" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.