De maneira simplória, um compressor de ar tem como finalidade retirar o ar ambiente, aumentando sua pressão e transformando-o em ar comprimido.

E engana-se quem pensa que esse é um tipo de maquinário que só é encontrado em indústrias, fábricas e oficinas mecânicas. Esse equipamento tem uma infinidade de aplicações. Podem ser encontrados em refrigeradores, geladeiras, ares condicionados, carros, motores estacionários, ferramentas pneumáticas, aparelhos odontológicos, pistolas de pintura, entre outros.

Como saber qual o tipo de compressor é ideal?

No mercado existem vários tipos de compressores e modelos. De forma geral, podemos citar os compressores pistão e parafusos. A aplicação de cada tipo depende diretamente da finalidade em que o ar comprimido irá ser empregado.

Um exemplo são os compressores pistão muito utilizados em linhas de produção que tem como finalidade as ferramentas pneumáticas.

Outra questão relevante é a capacidade que o item deve ter para alimentar o tipo específico de ferramenta. Para saber, é muito fácil, basta somar os valores em Pés (PMC) que cada ferramenta tem marcada. Com isso, acrescente 30% ao valor total. O resultado será a capacidade ideal de um compressor a ser utilizado por essa linha de produção especialmente.

Oficinas mecânicas, funilarias, empresas de pinturas de automóveis tem como indicação o uso de compressores entre 10 e 35 Pés, dependendo da conta citada acima.

Acima de 40 Pés, são indicados para indústrias a começar pelas de pequeno porte, construção civil, fábricas e outros tipos de serviços pesados.

Informações adicionais sobre os compressores de ar

Importante salientar que dependendo da finalidade em que será dada o ar comprimido, há a necessidade da inclusão de outras peças para compor o sistema de compressão de ar.

Além disso, como o processo de compressão do ar requer aumento de temperatura do mesmo, devem ser instalados equipamentos próprios para manter em níveis aceitáveis a temperatura e também impedir aumento de pressão acima do permitido evitando problemas e acidentes.

Aplicação de compressor em pistola de pintura

Os compressores de ar são aliados nos trabalhos de pinturas realizadas por pistolas, pois aumentam a produtividade, diminuem o gasto com o tinta, faz com que o tempo para o procedimento seja diminuído e oferece um acabamento muito mais bonito e profissional do que as pinturas a mão.

Tudo isso porque o compressor transformando o ar ambiente em ar comprimido quando este passa pela pistola, emite a tinta em grande velocidade e de forma vaporizada.

O texto acima "Como Funciona um Compressor?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.