À medida que houve o desenvolvimento da tecnologia, foram elaborados diversos dispositivos e materiais cujos os quais não somete possibilitou a realização de determinadas atividades, como também, concedeu as condições ideias para promover o conforto durante a execução dos nossos afazeres.

Muitos desses aparatos são constantemente aperfeiçoados, abrindo espaço para o emprego de equipamentos com maior desempenho e, consequentemente, maior resistência e durabilidade.

Isso inclui os ares condicionados, onde as suas variantes surgiram justamente para assegurar o conforto em ambientes com elevada temperatura.

Como sabemos, atualmente o mercado disponibiliza variados modelos de ares condicionados, onde cada um deles possuem as suas devidas características como a capacidade de produção, dimensionamento, a disposição dos seus componentes e o modo recomendável para instalação.

Dentre os principais modelos comercializados, podemos dar o devido destaque aos ares condicionados do tipo Split.

Mas quais são as peculiaridades do ar condicionado tipo Split?

A primeira vista, podemos notar que esse aparelho possui duas unidades distintas, um fato que originou o seu nome. Na língua inglesa, “split” significa dividido ou separado. Essas duas partes, apesar de estarem conectadas por dutos, são posicionadas em áreas diferentes da mesma forma que possuem as suas devidas funções.

Primeiramente, temos a unidade destinada a ser posicionada dentro do local a ser refrigerado. A unidade interna é a parte da qual restringe-se à evaporadora cuja a mesma possui a finalidade de criar um fluxo de ar, ou seja, é responsável por filtrar, resfriar e circular o ar do local a ser climatizado.

Já no caso da segunda parte, a mesma corresponde ao componente destinado a ser fixado na área externa do ambiente a ser climatizado. Essa unidade externa consiste na divisão onde encontra-se o condensador. Logo, a mesma é responsável pela mudança de estado físico do fluido refrigerante.

Ambas as partes são conectadas por uma tubulação isolada termicamente onde podemos encontrar um duto elaborado em cobre e um dreno. No caso do duto de cobre, o mesmo é onde ocorre o deslocamento do gás refrigerante. O dreno, por outro lado, é o meio de vazão ou escape da água produzida durante o funcionamento da evaporadora.

Em suma, por mais que o ar condicionado split possui duas partes, o mesmo ainda necessita que a instalação ocorra de forma com que tenhamos que realizar uma pequena alteração na estrutura do ambiente a ser refrigerado.

Isso sem mencionar que para eleger o modelo adequado, é de suma importância a realização de uma análise apurado as características do local em conjunto às propriedades do aparelho.

O texto acima "Ar Condicionado Tipo Split" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.