O mercado de aparelhos de ar condicionado possui uma grande variedade de modelos e tipos, sempre de acordo com a necessidade da aplicação. São comercializados desde portáteis até os de parede e teto, com potências e dimensões para se escolher qual melhor se encaixa ao propósito.

Entretanto, há alguns que são mais direcionados para grandes áreas de comércios por conta da grande potência e distribuição de ar refrigerado. E um exemplo é o aparelho de ar condicionado cassete.

Ao vê-lo de fora, ele tem a aparência de um caixote enorme, que deve ser instalado no teto e tem como função climatizar locais com grandes espaços, pois possui quatro saídas de ar localizadas uma em cada um dos seus lados, o que resulta em um grande fluxo de ar para chegar em todas as dimensões do local.

Um ponto a ser considerado para a instalação de um ar condicionado desse tipo é que deve-se rebaixar o teto para que o mesmo possa ser colocado. Afinal, uma de suas características é a versatilidade e discrição no ambiente, sendo necessário embuti-lo no forro para inseri-lo em meio ao teto e assim, não comprometer a estética.

Potência e silêncio no mesmo aparelho

Muitas pessoas reclamam do barulho intermitente que os ares condicionados de modo geral fazem. Dependendo do modelo, esse ruído pode ser maior ou menor, porém, muitos se incomodam.

Normalmente, o modelo cassete que fica posicionado no teto do ambiente não oferece esse tipo de problema, pois independente de sua potência e marca, é desenvolvido com tecnologia mais atual e opera de modo inteligente diminuindo o barulho que é proveniente dos compressores e condensadores.

Possibilidade de uso em centrais de ar

Um exemplar ar condicionado cassete pode ser utilizado em conjunto com dutos e direcionadores para encaminhar ar refrigerado para pontos do ambiente onde o aparelho central não chega ou até mesmo para pequenas áreas ou salas adjacentes à central.

Como saber se o ar condicionado ideal para meu uso é o modelo cassete?

Como dito anteriormente, uma pesquisa prévia sobre os tipos disponíveis no mercado em contraponto com as reais necessidades do ambiente é que irá indicar o melhor caminho a seguir e qual modelo adquirir.

Por exemplo, se você mora em uma residência pequena, com 50m², um modelo como este citado de alto desempenho é completamente inviável. Da mesma forma que o ambiente de um supermercado de 250m² sendo resfriado por um aparelho Split de parede, o que não será suficiente nem para uma pequena parcela deste.

O texto acima "Ar Condicionado Cassete" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.